terça-feira, 8 de outubro de 2013

Formas de evitar estrias na gestação

As estrias são cicatrizes ocasionadas pelo rompimento das fibras elásticas e de colágeno, gerado pelo estiramento excessivo ou rápido da pele e pelas mudanças hormonais que ocorrem durante a gravidez.

Elas afetam de 50 a 90% das mamães, principalmente na primeira gestação, e aparecem, em média, na segunda metade da gravidez.

As estrias vermelhas indicam a primeira fase do processo, quando ainda há circulação de sangue e o tratamento é mais eficiente. As estrias brancas indicam a finalização do processo, quando as cicatrizes já estão instaladas e não há mais circulação local.

O fator genético tem grande influência sobre o surgimento dessas monstras, entretanto, com a falta de cuidados, elas podem surgir até mesmo em quem não tem a mínima pré-disposição para isso.


Nesse post, falarei dos cuidados a serem tomados para evitá-las.

Como preveni-las?

A prevenção ainda é a maior arma contra as estrias, pois, embora já existam tratamentos  que as deixem praticamente imperceptíveis, a cura definitiva não existe.

Seguindo algumas dicas, é possível manter a pele lisinha caso não haja pré-disposição genética para essas cicatrizes e, caso haja, embora não tenha muito jeito, existe a possibilidade de diminuir bastante a sua incidência.


Hidratar a Pele:

A pele tem que estar hidratada para que as fibras de colágeno e elastina aguentem a pressão que o crescimento da pele faz durante a gravidez, principalmente nas regiões da barriga, seios, nádegas, quadris e coxas. Produtos que contenham em sua fórmula ureia (máximo 3%) “eu não indico”, lactato de amônia, colágeno, elastina, vitamina E e óleos vegetais são recomendados antes e durante a gravidez.

Entretanto, deve-se ter cuidado ao utilizar hidrantes nos seios: A região dos mamilos deve ser evitada, pois está se preparando para a amamentação e a hidratação pode deixá-la fina e sensível, podendo causar rachaduras.

Além disso, deve-se atentar a qual creme utilizar, pois algumas substâncias são prejudiciais ao feto que é o caso da uréia nos primeiros meses de gravidez. O ideal é utilizar hidratantes próprios para gestantes ou aqueles liberados pelos médicos a base de óleos vegetais.

A rotina de hidratação deve ser feita de duas a três vezes por dia.

Beber pelo menos dois litros de água a cada 24 h também ajuda a manter a pele hidratada.


Cuidar da Alimentação e Controlar o Peso:

Durante a gravidez, o ideal é engordar até 12 quilos para evitar o excessivo estiramento da pele. É  interessante procurar um nutricionista para ajudar nessa tarefa.

Comer alimentos ricos em vitamina C, como kiwi, laranja, limão, acerola, tangerina e abacaxi, estimula a produção de colágeno e proteínas.

As vitamina A e E, as frutas, os legumes e as verduras também estão na lista de alimentos recomendados.

Deve-se evitar frituras, refrigerantes e excesso de sal e doces.

Ingerir ômega 3 também é aconselhável para a saúde da pele.

Embora não exista nenhum trabalho feito com o rigor científico a respeito da gelatina, acredita-se que ela é uma excelente aliada na reposição do colágeno. Mas a gelatina que, eventualmente, pode auxiliar na prevenção das estrias e produzir melhorias na estrutura da pele é a que contém colágeno hidrolisado, não a comum.


Usar Roupas Confortáveis:

As roupas devem ser confortáveis, pois o atrito com a pele pode aumentar a extensão das estrias. Aliás, é o mesmo efeito de coçar a pele. É um mito acreditar que coçar a barriga na gravidez dá estria. É a estria que provoca coceira antes de aparecer. Coçar a pele pode aumentar a extensão da estria, mas não causá-la.

Os sutiãs devem ser reforçados, suportando o crescimento e o peso que aumentam significativamente durante a gestação.

As calcinhas devem ser, preferencialmente, altas para dar maior resistência à pele do abdômen.


Fazer Exercícios Físicos Regularmente (quando autorizado):

Caminhar pode ser uma boa maneira de manter a forma, ajudar na circulação sanguínea e melhorar a oxigenação e a nutrição das células da pele.


Fazer Drenagem Linfática Manual:

A combinação entre drenagem linfática e gestação não poderia ser mais perfeita: ajuda a relaxar, reduz  a  retenção de líquidos, estimula a lactação, prepara as mamas para a amamentação e previne e combate varizes, celulite e estrias. Mas todo cuidado é pouco: Para alcançar os efeitos desejados é fundamental que o procedimento seja executado somente por fisioterapeutas especializados. Quando realizada por um profissional não habilitado, a drenagem linfática manual pode estimular contrações uterinas e causar a precipitação do parto.

Descansar Bastante e Evitar o Estresse:

Não é novidade que o cansaço e o estresse podem diminuir a imunidade do organismo, o que, consequentemente, pode prejudicar a pele.

Não Deixar de Tomar as Vitaminas Indicadas pelo Obstetra:

O feto absorve muitas vitaminas, portanto, é possível que falte para a saúde de sua pele.

Usar Filtro Solar:

O sol pode causar o ressecamento da pele, aumentando, assim, a probabilidade das estrias surgirem.

Ter Cuidado com as Substâncias Agressivas à Pele:

Perfumes e outros produtos capazes de causar irritações devem ser evitados, pois as grávidas ficam mais sensíveis a eles e isso pode deixar a pele susceptível às estrias.



Mais alguma dica? Deixem nos comentários!

Nenhum comentário: