terça-feira, 10 de janeiro de 2012

CORRER OU CAMINHAR

Oi pessoal, estou querendo começar a correr durante as minhas férias da faculdade, mas o tempo aqui em BH não deixa, está chovendo muito e o dia inteiro, quando dá uma estiada é no horário do trabalho quando estou saindo daqui para ir para casa sempre chove. Estava dando a minha rodada matinal pelos sites de noticias e olha a matéria da UOL abaixo, achei muito interessante e resolvi coloca-lá aqui para voces. 

Corrida é menos cansativa do que caminhada, diz estudo:


Quem prometeu que em 2012 adotaria a caminhada como exercício físico pode querer reconsiderar a decisão. De acordo com novo estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, uma corrida leve é menos cansativa e mais eficiente para os músculos do que a caminhada.
Para os cientistas, correr cerca de dois metros por segundo estimula músculos no corpo. O autor do estudo, Gregory Sawicki, aponta que a descoberta mostra por que são poucas as pessoas que preferem caminhar rápido à correr. "Os músculos não trabalham de forma tão eficaz quando são usados em caminhadas, então o corpo prefere correr para conservar energia e aumentar a eficiência do exercício", aponta ele.
Os movimentos da corrida fazem com que o músculo libere mais energia e aumente o nível de estamina, isto é, resistência física.
Para medir a forma como os músculos se comportavam em diferentes movimentos, os pesquisadores usaram ultrassons, que revelaram como o músculo ligado ao tendão de Aquiles se modificava de acordo com a velocidade que os voluntários do estudo caminhavam ou corriam.
Os resultados mostraram que o músculo age como uma embreagem de carro, que permite que a pessoa possa mudar a velocidade da caminhada ou corrida.
Ele é acionado quando começamos a nos mover e é responsável por segurar uma das extremidades do tendão, enquanto a energia do corpo é transferida para tentar esticá-lo. Dessa forma, o tendão ajuda o corpo a liberar a energia e manter o movimento.
A equipe de pesquisadores notou que andar rápido faz os músculos trabalharem mais, no entanto, fornece menos energia ao corpo, o que é ineficiente, pois diminui a resistência. Já correr em uma velocidade moderada dá mais energia ao músculo.

Matéria: noticias.uol.com.br

4 comentários:

Fabi disse...

Ai eu tenho minhas dúvidas. Fico sem ar qdo estou correndo e caminhando ñ..será q to fazendo algo errado?

Adorei seu blog, cheio de dicas para seguirmos firme no nosso proposito: emagrecer...ai pq é tão dificil!!!
Já estou te seguindo, assim que puder passa lá no meu cantinho tb: www.docebelleza.blogspot.com , ele é novinho e eutb preciso da ajuda de vcs p conseguir seguir com minha batalha. COnto com vc! bjos

«√¡√¡» disse...

Ual! Por essa eu nao esperava!
Cris, sim, uso as viagens pra diluir um cadinho a saudade da familia....
Beijinhos!

Ana disse...

Olá Cris, acho que fiz a escolha certa em correr! =D
Parabéns pelo blog! Bjs

Unknown disse...

Oi Cris.
Divulguei sua postagem no Teia.
Até a próxima indicação de post.